Início > Artigos e Comentários > CINCO PASSOS PARA VOCÊ TER SUCESSO NA COMUNICAÇÃO

CINCO PASSOS PARA VOCÊ TER SUCESSO NA COMUNICAÇÃO

Comunicação
1º passo – o conteúdo
De todos os atributos da comunicação, o aspecto mais importante para que você possa influenciar os ouvintes é o conteúdo. (…)

Procure nunca se apresentar com conhecimento superficial a respeito do assunto. Estude, pesquise, consulte. Saiba sempre muito mais do que precisará para o momento. Essa “sobra” de informações lhe dará segurança e credibilidade.

2º passo – a emoção
Não basta apenas conhecer a matéria que irá expor. Para ser bem-sucedido é preciso que você fale sempre com energia, disposição, entusiasmo – com emoção.

Se você não demonstrar interesse e disposição para falar sobre determinado assunto, não poderá desejar que os ouvintes se interessem e se envolvam pelo tema que apresenta.

Por isso, esteja consciente de que antes de interessar e envolver as pessoas, você deverá estar interessado e envolvido pela causa que abraçou e pela mensagem que transmite.

3º passo – a voz
Nem todos os oradores que venceram os concursos possuíam voz bonita, que pudessem servir de exemplo estético, mas todos, sem exceção, demonstraram personalidade na maneira de se expressar.

Independentemente da qualidade estética da sua voz, fale com firmeza e demonstre personalidade na maneira de se expressar. Sem agredir os ouvintes, lógico, fale com volume um pouco acima do que seria suficiente para que pudessem ouvi-lo.

Esse volume adicional poderá demonstrar de forma mais evidente sua disposição, envolvimento e interesse pelo tema da exposição. Lembre-se também de alternar o volume da voz e a velocidade da fala para construir um ritmo agradável e interessante.

4º passo – os ouvintes
Falar em público não é uma representação teatral. O conteúdo da mensagem e a forma como você se expressa deve levar em conta sempre os ouvintes. Tudo deve ser feito pensando nas características e nas aspirações da platéia.

O volume da voz, o tipo de vocabulário, o tamanho e a extensão dos gestos, enfim todos os aspectos da comunicação precisam atuar em harmonia para conquistar os ouvintes. (…)

Antes de se apresentar dedique-se a esta reflexão: quem são os ouvintes e como devo me comportar para que a mensagem possa chegar de maneira interessante até eles.

5º passo – a naturalidade
O conhecimento, a emoção, a voz e a propriedade como a comunicação deve considerar os ouvintes são atributos que precisam atuar de forma harmoniosa e natural. Quanto mais espontânea for a sua maneira de se comunicar, mais confiança você sentirá e mais respeito e admiração terá do público.

Tenha em mente que se sua comunicação apresentar erros técnicos, mas preservar a naturalidade, poderá conquistar credibilidade. Entretanto, dificilmente acreditarão em suas palavras se você for artificial.

* Autor: Reinaldo Polito. Mestre em Ciências da Comunicação, palestrante e professor de expressão verbal. Escreveu 15 livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares.

 * Enviado por: Caio Bandeira, acadêmico de Administração da UNIVERSO.


 

  1. PEDRO GIL
    28/08/2009 às 12:17 PM

    Caio, obrigado por todo apoio e participação! Você está fazendo a diferença neste semestre!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: