Início > Artigos e Comentários > O QUE É SUCESSO PROFISSIONAL?

O QUE É SUCESSO PROFISSIONAL?

Sucesso

Quando você vê um aluno na escola que se destaca desde sua infância e é, por todos, considerado como muito inteligente, qual seria o futuro profissional dele?

Muitos responderiam que é ter uma carreira muito bem sucedida… Isso é verdade mas o ponto é o que é ser bem sucedido?

Alguns pensam que o sucesso vem com uma profissão onde se ganha muito bem, gera reconhecimento em seu círculo social, possui diversos subordinados na hierarquia de sua empresa e possibilita ter altos rendimentos.

Claro que esse questionamento não se resolve com um post. A resposta para ter o sucesso passa por diversas vias e percursos, muitas vezes inesperados, inimaginados e em certa medida aleatórios, além de individuais, mas minha intenção é apenas gerar reflexão.

Conheço profissionais muito bem sucedidos que fazem de suas profissões oportunidades e meios para viver uma vida melhor, mais saudável, com confortos e tranqüilidade.

Outros, com carreiras similares, tornam-se reféns de seus status e com vidas extremamente agitadas e estressantes não escolhem outra alternativa que não seja a de ir mais e mais além, por razões irracionais e respostas inconscientemente condicionadas.

Todos é claro, precisamos ter o mínimo acesso às necessidades básicas, ainda que as necessidades básicas difiram e as expectativas acompanhem.

Mas é possível determinar que necessidades não sejam regidas e nem estão relacionadas à moda, novos lançamentos tecnológicos ou a campanhas publicitárias. A partir de um planejamento inicial, você pode traçar uma referência que será à base de seu trabalho e vida profissional.

Os profissionais realmente bem sucedidos são os que alcançam a felicidade em suas profissões, encontram brechas em seus mercados, tem prazer no seu dia a dia, agem de acordo com suas verdades, sem mascarar necessidades e seguir a maré da imposição social.

Quero com isso dizer que não importa o seu nível dentro da empresa, ou o trabalho que executa, saiba, apenas, se dedicar com consciência e bom empenho em tudo o que fizer.

Se o trabalho que você executa hoje não é o que sonhou, direcione sua vida e planeje o amanhã para alcançar o idealizado.

Se já é, saiba colher o melhor fruto disso, aproveitando tudo o que de melhor te oferece.

Tenha convicção, mais que status e rendimentos astronômicos, o sucesso está muito mais relacionado ao seu bem estar pessoal, no crescimento intelectual e nos fatores geradores de tranqüilidade para a vida.

Assim como é impossível viver com dinheiro de menos e isso causa angústia e traz preocupações, o dinheiro em excesso pode gerar os mesmo problemas se você não estiver preparado e não souber como gerir tal situação. A inteligência está em encontrar os melhores meios de ter qualidade de vida, seja em que área for.

Com criatividade e capacidade, qualquer profissão é bem sucedida, gera bons resultados e proporciona os rendimentos ideais.

Ainda que vivamos em um país que não proporciona estabilidade financeira à maioria, esse é justamente o ponto, incentivar e canalizar sua inteligência para alcançar o sucesso, encontrando o melhor percurso para isso.

Você busca satisfação pessoal ou reconhecimento de terceiros?

Você quer ter sucesso, realmente, pela profissão que executa ou para você o sucesso está relacionado ao dinheiro? Por quê?

Qual a importância e o que proporcionaria, ou proporciona, a riqueza em sua vida? (…)

Entenda que não “prego” a abstinência material, mas incentivo a reflexão racional, o exercício do pensar em seus melhores caminhos e ver que o rumo que você segue talvez não seja o que tenha escolhido, o que fazer então para mudar isso?

Faça um exercício, veja quais benefícios têm recebido e o que isso te possibilitará no futuro, reflita para onde sua carreira está te levando, como profissional, em sua posição individual e coletiva.

* Fonte: Publicado por Leonardo Siqueira no site http://reflexoescorporativas.wordpress.com

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário