Início > Disciplinas > Gestão de Vendas – Roteiro de VT

Gestão de Vendas – Roteiro de VT

Crescimento

1. INTRODUÇÃO: ( Resumo executivo apresentando um breve resumo do trabalho )

2. HISTORICO DA EMPRESA: ( Dados documentais da empresa, ramo de atividade, fundadores, sócios, etc. )

3. DESENVOLVIMENTO:

3.1.Estrutura de Vendas: Apresentar qual a estrutura do departamento de vendas que a empresa possui ( com organograma ), mostrando as vantagens e desvantagens deste arranjo ( território, produto, cliente ou mista ).

3.2.Recrutamento e Seleção: Qual a forma de recrutar, selecionar e contratar vendedores? Própria, terceirizada, vendedores com experiência ou sem? Serão vendedores diretos, representantes comercias, autônomos? A remuneração será fixa, variada, comissionada?

3.3. Treinamento: Como são os treinamentos oferecidos? São oferecidos…? As etapas do processo de venda são abordadas durante os treinamentos ( ver processo de venda, apostila ). Quais as funções exercidas pelos vendedores ( vendas, promoção, entrega, cobrança, relações públicas…)

3.4. Analises de Mercado: Como a empresa realiza…:

–  Previsão de Vendas;

–  Potencial de Mercado;

–  Quotas por vendedores.

3.5.Definição do produto ou serviço: Apresente o produto ou serviço a ser trabalhado em seu plano de vendas. Evidencie as características e os benefícios ao cliente ( se mais completa a descrição do produto, melhor será a definição de benefícios ).

3.6. Publico Alvo: Quem serão ou são os clientes do produto ou serviço. Apresente os critérios de segmentação. Renda, escolaridade, sexo, idade, onde mora, compra diária, semanal, mensal, se é uma compra compulsiva ou por necessidade ( consulte Variáveis de Segmentação de Mercado, apostila ).

3.7. Motivação: Quais as ações que a empresa desenvolve para motivar a equipe de vendas?

3.8. Avaliação de Desempenho: Como a empresa avalia o desempenho de seus vendedores? Quais os critérios e de que forma esta ação se desenvolve ( diariamente, semanalmente, mensalmente, etc ).

3.9. Proposta: Após a verificação da gestão de vendas da empresa, apresente uma proposta de melhoria ao departamento comercial. A proposta do grupo deverá ser consistente e coerente com a realidade da empresa.

4. CONCLUSÃO: Apresente as oportunidades de aprendizado após a elaboração deste trabalho.

Obs:

1) Maiores orientações, Estrutura da VT, material de apoio e Slides no email da turma.

2) Foram deixados para estudarmos nas próximas aulas os capítulos 5 ao 8 do livro Administração de Vendas do MOREIRA, cópia na 2R Copiadora na pasta A3.

Categorias:Disciplinas
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: